segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A EXISTÊNCIA DE DEUS - 09

AS CINCO VIAS DE S. TOMÁS DE AQUINO

As vias de S. Tomás para provar a existência de Deus (que temos intenção de colocar aqui) partem da mais elementar experiência humana: do movimento, da causalidade, da fragilidade (contingência) das coisas, dos graus do ser, da finalidade que se reconhece no mundo. Por outro lado, os estudiosos continuam a aceitá-las, sinal de que a genialidade do seu autor conseguiu colocá-las para lá das limitações da ciência sua contemporânea. Todavia não se pode ignorar que elas assentam numa linguagem filosófica de raiz aristotélica e por isso seria ilusão pensar que o leitor comum lhes percebe de imediato todo o sentido.
É importante poder provar a existência de Deus a partir da realidade mundana, pois isso significa que o mesmo Deus deixou sinais de si na sua obra: é isso que tem levado todos os Santos a cantar as maravilhas da criação. Lembre-se o salmo XIX que proclama que «os céus cantam a glória de Deus» e outros textos bíblicos como o Benedicite, o Canto do Sol de S. Francisco de Assis e textos de tantos outros homens e mulheres que se extasiaram na contemplação das maravilhas criadas.
Na Internet, é fácil de rastrear reflexões sobre as Cinco Vias. Eis um pouco do encontrámos na nossa breve busca:
Em inglês: http://uk.geocities.com/frege@btinternet.com/ontological/aquinasontological.htm
Em espanhol: http://200.16.86.50/digital/DERISI/DERISI-articulos/Derisi4-4.pdf
Em português: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/estudo/provas-da-existencia-de-deus.html
Em francês: http://www.salve-regina.com/Catechisme/Synthese_des_preuves_de_Dieu.htm
Em alemão: http://www.hoye.de/gott/gb5viae.pdf

1 comentário:

José Ferreira disse...

Em virtude de lhe ter sido roubada a senha de acesso a esta página, o autor dela, não a podendo actualizar, optou por criar nova página sobre o memso tema, que se encontra nesta localização: http://aexistnciadedeus.blogspot.com/